domingo, 23 de maio de 2010

El diario de noticias

El diario de noticias


Justificativa

É muito importante que o aluno saiba comunicar-se oralmente, porém, a comunicação escrita não deixa de ser menos importante. Assim, durante o estudo de uma língua estrangeira, a capacidade de produção escrita deve ser sempre enfatizada e valorizada. Ver-se capaz de produzir um documento escrito, no caso, um jornal, é uma maneira de demonstrar para o aluno a dimensão da importância de conhecer um idioma estrangeiro.


Objetivos
  • Praticar a utilização do espanhol como meio de transmitir informações sobre variados assuntos.
  • Apresentar novos contextos de utilização do idioma.
  • Incentivar a leitura e a pesquisa para a aquisição de novos conhecimentos.
Matéria a ser utilizado
  • Jornais em português
  • Um jornal em espanhol
  • Folhas de sulfite
  • Revistas
  • Cola
  • Tesoura
  • Lápis coloridos
  • Canetas hidrográficas
Procedimentos
  • Pedir com antecedência para que cada aluno traga um jornal.
  • Explorar o material trazido, perguntando quais são as partes de um jornal, ou seja, como ele é dividido? Que tipo de texto e de linguagem é apresentado num jornal? Quais matérias são ilustradas com fotos? Quais têm ilustrações de desenhos? etc.
  • Escolher a parte do jornal que mais agrada cada grupo, como esportes, moda, televisão, cinema etc.
  • Deixar que cada grupo escolha, em espanhol, um título para o seu jornal.
  • Redigir uma noticia curta sobre o assunto escolhido, enfatizando a manchete da notícia e sua epígrafe.
  • Fazer a revisão dos textos, devolvendo as folhas para os alunos e deixando que passem a limpo o texto na folha de sulfite.
  • Ilustrar a notícia com recortes de revistas e colagens ou com desenhos dos próprios alunos.
  • Reunir as páginas prontas e agrupá-las à maneira de um jornal.
  • Divulgar o jornal pela escola.
Produto final
  • Um jornal escrito em espanhol e ilustrado com imagens escolhidas ou feitas pelos alunos.
Avaliação
  • Produção escrita dos alunos, através de seu conhecimento da língua no que se refere às estruturas gramaticais.
  • Vocabulário.
  • Coerência textual.
  • Criatividade. 
(COLEÇÃO EU GOSTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário