domingo, 23 de maio de 2010

Mis juegos

Mis juegos


Justificativa

A importância do lúdico na aprendizagem tem se tornado cada vez maior, à medida que a escola tenta adequar-se aos anseios da criança. Isso quer dizer que o ambiente de estudo pode tornar-se um lugar cada vez mais agradável, sempre que as brincadeiras possam ser incorporadas às situações de ensino–aprendizagem.
Porém, o lúdico deve contar com a participação das crianças no maior tempo possível, ou seja, não só na atividade em si, como também na fabricação de seus próprios brinquedos. Pensando nisso, uma oficina de criação de jogos de tabuleiro trará uma motivação a mais para os alunos.

Objetivos
  • Permitir que o aluno perceba uma finalidade agradável e prática no aprendizado da língua.
  • Apresentar novos contextos de utilização do idioma, não só os veiculados aos saberes escolares.
  • Valorizar as habilidades de todos os alunos, envolvendo outras disciplinas.
  • Resgatar valores antigos, referentes à época em que as crianças fabricavam seus próprios brinquedos.
Orientações para o professor
  • Pedir que os alunos conversem com seus pais ou avós sobre como eram os brinquedos na época em que foram crianças e perguntar quem os fabricava.
  • Mostrar aos alunos que eles também podem fabricar seus brinquedos e que também podem usar os conteúdos aprendidos em aula para fazê-los.
  • Propor que eles preparem jogos de dominó, jogos da velha, da memória, de damas, entre outros.
  • Dividir a sala em pequenos grupos e explicar que cada aluno montará dois ou mais jogos.
  • Entregar, a cada grupo, moldes em sulfite, que serão recortados e colados nos papéis de base, papel–cartão ou cartolina, por exemplo.
  • Separar os assuntos que figurarão nos jogos, como partes do corpo, comidas ou bebidas, meses e estações do ano, roupas, esportes, profissões etc.
  • Pedir que recortem figuras de revistas ou façam desenhos relacionados aos seus temas.
  • Terminados os jogos, deixar que eles apresentem seus trabalhos para a classe e que joguem também.
Material a ser utilizado
  • Folhas de papel-cartão
  • Papel canson ou cartolina
  • Folhas de papel sulfite
  • Revistas
  • Cola
  • Tesoura
  • Lápis coloridos
  • Canetas hidrográficas

Produto final

  • Os alunos elaborarão jogos educativos abordando conteúdos vistos em sala de aula
Avaliação
  • A produção escrita dos alunos, com referência ao vocabulário estudado.
  • A participação em todas as etapas da atividade.
  • Capricho na confecção dos jogos.

MODELO DE JOGO DA MEMÓRIA – Profesiones

  • Em metade dos espaços – doze quadrados – escrever nomes de profissões como:
    ingeniero, dibujante, mecánico, profesora, azafata, panadero, arquitecta, músico, actor, dentista etc.
  • Na outra metade, os alunos deverão fazer o desenho da profissão ou recortar sua foto em revistas e colá-la.
  • O quadrado que ficar sem par pode ser o mico.
         
         
         
         
         

MODELO DE JOGO DE DOMINÓ
  • Cada peça do dominó deve ter uma palavra e um desenho que corresponderão a outra palavra e a outro desenho na peça seguinte.
  • As duas primeiras peças servem de modelo.
FÚTEBOL
Desenho
de
futebol
         
Desenho
de
natação
NATACIÓN
         

             
             

             
             

             
             

MODELO DE JOGO DA VELHA
  • Desenhar ou colar figuras variadas sobre o vocabulário que já conhecem.
  • Recortar as seguintes figuras, para trabalhar as formas geométricas:

  • Cada um ficará com, no mínimo, três figuras que o representará no jogo.
  • As regras são as mesmas do jogo da velha. Escolher uma casinha e dizer o nome da figura em espanhol.
  • Se estiver correto, colocar seu símbolo nesta casa; se estiver errado, o oponente tem a chance de escolher a mesma casinha.
  • Ganha quem conseguir colocar três símbolos consecutivos.
     
     
     
   (COLEÇÃO EU GOSTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário