CONTEÚDOS CONCEITUAIS: APRENDER A CONHECER
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS: APRENDER A FAZER
Caracterizado pelo estudo de técnicas e estratégias para o avanço do conhecimento proporcionado através da experiência do fazer.
CONTEÚDOS ATITIDINAIS: APRENDER A VIVER JUNTOS APRENDENDO A SER
O individuo é moldado de acordo com suas vivências, porém, não é escravo destas, podendo redimir-se ou simplesmente questionar-se. Os conteúdos atitudinais podem ser agrupados em: valores, atitudes ou normas
César Coll (1986) propôs um agrupamento de “novos conteúdos”, que seriam: conceituais, procedimentais e atitudinais. Esta divisão corresponderia as seguintes questões:
- O que devemos saber;
- Como devemos fazer?
- Como devemos ser?
Assim, Coll (1997) propõe que os conteúdos:
ü Factuais e Conceituais - que correspondem ao compromisso científico da escola: transmitir o conhecimento socialmente produzido.
ü Atitudinais - (normas e valores)- que correspondem ao compromisso filosófico da escola: promover aspectos que nos completam como seres humanos, que dão uma dimensão maior, que dão razão e sentido para o conhecimento científico.
ü Procedimentais - que são os objetivos, resultados e meios para alcançá-los, articulados por ações, passos ou procedimentos a serem implementados e aprendidos.
Conforme afirma Coll (2006): “a aprendizagem é uma construção pessoal que o aluno realiza com ajuda que recebe de outras pessoas”. O autor exprimiu os diferentes tipos de conteúdos da seguinte apresentando o seguinte esquema:
Conteúdos | Atividades de aprendizagem |
factuais | repetições verbais |
conceituais | experiências |
procedimentais | aplicações e exercícios |
atitudinais | experiências com componentes afetivos |
Livro: O construtivismo na sala de aula de César Coll – Editora Ática
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao se efetivar uma avaliação, deve-se considerar os Conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais como componentes que promovem as capacidades motoras, de equilíbrio, de autonomia, de relação interpessoal e de inserção social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário