segunda-feira, 4 de julho de 2011

CONTEÚDOS


CONTEÚDOS CONCEITUAIS: APRENDER A CONHECER

conceitos nos transportam pela vida sejam: científicos, intelectuais, filosóficos, calculistas ou de outros parâmetros. Estes nos revelam a verdadeira base da descoberta do saber, estimulando a curiosidade de aprender.  Os conteúdos conceituais são a base do aprender a conhecer concebendo-nos a oportunidade de lembrar que aprendemos vastamente com as experiências que adquirimos durante a nossa vivência, e acrescentando que "aprender a conhecer e aprender a fazer são, em larga medida, indissociáveis"
Dele ramifica-se os conteúdos factuais, ou seja, os conhecimentos relacionados aos fatos, acontecimentos, dados, nomes e códigos.

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS: APRENDER A FAZER

Os conteúdos procedimentais resumem-se em colocar em prática o conhecimento que adquirimos com os conteúdos conceituais.  Toda produção ou reprodução é determinado pelos conteúdos procedimentais.
Caracterizado pelo estudo de técnicas e estratégias para o avanço do conhecimento proporcionado através da experiência do fazer.




CONTEÚDOS ATITIDINAIS: APRENDER A VIVER JUNTOS APRENDENDO A SER

Os conteúdos atitudinais são a vivencia do ser com o mundo que o rodeia.
O individuo é moldado de acordo com suas vivências, porém, não é escravo destas, podendo redimir-se ou simplesmente questionar-se. Os conteúdos atitudinais podem ser agrupados em: valores, atitudes ou normas




César Coll (1986) propôs um agrupamento de “novos conteúdos”, que seriam: conceituais, procedimentais e atitudinais. Esta divisão corresponderia as seguintes questões:

-                              O que devemos saber;
-                              Como devemos fazer?
-                              Como devemos ser?


 
Assim, Coll (1997) propõe que os conteúdos:

ü  Factuais e Conceituais - que correspondem ao compromisso científico da escola: transmitir o conhecimento socialmente produzido.
ü  Atitudinais - (normas e valores)- que correspondem ao compromisso filosófico da escola: promover aspectos que nos completam como seres humanos, que dão uma dimensão maior, que dão razão e sentido para o conhecimento científico.
ü  Procedimentais - que são os objetivos, resultados e meios para alcançá-los, articulados por ações, passos ou procedimentos a serem implementados e aprendidos.
Conforme afirma Coll (2006): “a aprendizagem é uma construção pessoal que o aluno realiza com ajuda que recebe de outras pessoas”. O autor exprimiu os diferentes tipos de conteúdos da seguinte apresentando o seguinte esquema:

Conteúdos
Atividades de aprendizagem
factuais
repetições verbais
conceituais
experiências
procedimentais
aplicações e exercícios
atitudinais
experiências com componentes afetivos

Livro: O construtivismo na sala de aula de César Coll –  Editora Ática
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao se efetivar uma avaliação, deve-se considerar os Conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais como componentes que promovem as capacidades motoras, de equilíbrio, de autonomia, de relação interpessoal e de inserção social.

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