O SUJEITO APRENDE O QUE É MAIS SIGNIFICATIVO PARA ELE, OU SEJA AQUILO QUEPODE SER RELACIONADO À SEU CONTEXTO E ÀQUILO QUE ELE JÁ SABE.PORTANTO, CONFORME EXPLICA ANGELA LOPES, EM FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS II, SE A QUESTÃO-CHAVE PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM É A SIGNIFICAÇÃO, ENTÃO, PARA APENDER É NECESSÁRIO QUE O OBJETO A SER APRENDIDO(ASSUNTO)SE RELACIONE COM EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELO APRENDIZ, PERMITINDO-LHE FORMULAR QUETIONAMENTOS AO ENTRAR EM CONTATO COM TEMAS PRÉTICOS QUE LHE SEJAM INTERESSANTES, E TORNANDO-O CO-RESPONSÁVEL PELO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. TUDO ISSO PARA QUE O APRENDIZ, A PARTIR DE MODIFICAÇÕES DO SEU COMPORTAMENTO E PERSONALIDADE, POSSA TRANSPOR O QUE ESTÁ APRENDENDO PARA SITUações de vida cotidiana.
O MATERIAL DIDÁTICO TEM UM PAPEL IMPORTANTE PARA AÇÃO EDUCATIVA, É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE PRIMEIRA ORDEM E SUA ELABORAÇÃO É REVESTIDA DE INTENÇÃO. NO ENTANTO, O QUE SIGNIFICA INTELECTO? SEGUNDO A NEUROPSICOLOGIA(GRECO,1994), O CÉREBRO HUMANO( INTELECTO) É COMPOSTO DE TRÊS GRANDES MÓDULOS: A PARTE CENTRAL, CIENTIFICAMENTE CHAMADO DE MOTIZ-OPERACIONAL(AGIR), QUE REPRESENTA O ASPECTO PRÁTICO: O LADO DIRETO(SENTIR): E O LADO ESQUERDO(PENSAR), QUE TRABALHA COM CONCEITOS ABSTRATOS. CONSEQUENTEMENTE, PARA DESENVOLVER O INTELECTO, É PRECISO DISPONIBILIZAR AO EDUCANDO ATIVIDADES QUE FOMETEM O PENSAR, O SENTIR E O AGIR DE FORMA HARMONIOSA.
PENSE:
OS CONTEÚDOS ESTÃO LOGICAMENTE OSGANIZADOS DE FORMA A FACILITAR A RETENÇÃO DE INFORMAÇÃO PARA POSTERIOR UTILIZAÇÃO?
EXISTEM INDICAÇÕES DE AUXÍLIOS INTERNOS E EXTERNOS AO MATERIAL DIDÁTICO?OS AUXÍLIOS INTERNOS SÃO AS ATIVIDADES E OS PROCEDIMENTOS RELACIONADOS AO PRÓPRIO MATERIAL( FAZEM PARTE DA ESTRUTURA, POR EXEMPLO: DICAS DE VOCABULÁRIO). OS EXTERNOS SÃO ATIVIDADES CUJA REALIZAÇÃO DEPENDE DE ELEMENTOS NÃO FORNECIDOS PELO MATERIAL (EX: VER UM FILME, OUVIR UMA MÚSICA, CONSULTAR A INTERNET, ETC).
O MATERIAL APRESENTA ESTRATÉGIAS DE ENTRADA, DE DESENVOLVIMENTO E DE ENCERRAMENTO PARA O TEMA PROPOSTO?
A NARRATIVA QUANDO UTILIZADA, APRESENTA MENSAGEM ATRATIVA, COM RELATOS DE EXPERIÊNCIAS, FRAGMENTOS LITERÁRIOS, PERGUNTAS, PROJEÇÕES DE FUTURO, IMAGENS, ETC?
O DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO CONSIDERA VÁRIOS HORIZONTES DE COMPREENSÃO, OFERECE DIFERENTES ENFOQUES (ECONÔMICO, SOCIAL,CULTURAL...), AFIM DE ENRIQUECER SUA SIGNIFICAÇÃO, BEM COMO SUAS PERSPECTIVAS DE APLICAÇÃO?
SINTETIZANDO, É IMPORTANTE QUE A ATIVIDADE PROPOSTA E OS MATERIAIS A SEREM LIDOS COMO PONTO DE PARTIDA SE ARTICULEM COM A REALIDADE QUE RODEIA OS SUJEITOS E QUE DEÊM ABERTURA PARA O ENTENDIMENTO DO SIGNIFICADO DO MUNDO.
TEXTO DE ANDREA SCHOCH MARQUES PINTO E DILMEIRE SANTANNA RAMOS VOSGERAU
Nenhum comentário:
Postar um comentário